O seu guia para lidar com a acne adulta

Porque a puberdade não tem o monopólio das borbulhas, aparentemente.

Foto de Daniil Lebedev em Unsplash

Olhe, todos nós pensámos que assim que nos despedíssemos da nossa adolescência – cheia de bailes de liceu estranhos e entradas de diário angustiantes e excessivamente dramáticas – também nos iríamos separar da acne. Errado. Aquelas irritantes manchas vermelhas decidiram matricular-se na escola da vida, tal como nós.

Eu tive meu primeiro encontro com acne na idade madura de 13 anos. O universo decidiu que eu deveria ter um ponto vermelho pulsante na minha testa, bem a tempo para o dia da foto. Avance para os meus 30 anos e é como uma explosão do passado – uma festa de borbulhas, e toda a gente está convidada! É como se a sua pele decidisse voltar a 99, mas desta vez, sem a diversão dos clipes de borboleta ou dos Backstreet Boys.

Primeiro as primeiras coisas, você não está sozinho. A acne adulta afecta milhões de pessoas. A sério, se a acne adulta fosse um clube, teríamos casacos. Casacos de cabedal, obviamente, porque somos adultos.

De acordo com os médicos da pele – você sabe, dermatologistas – fatores como estresse, desequilíbrio hormonal e estilo de vida podem desencadear esses convidados indesejados. Ah, a idade adulta.

Então, como é que expulsamos estes intrusos? Pode tentar colocar um sinal de “Não é permitida a acne” na sua cara, mas descobri que isso raramente funciona. Vamos ser realistas; uma rotina estruturada de cuidados com a pele é a sua melhor aposta.

Limpeza: A regra de ouro. É como deitar o lixo fora, mas para a sua cara.

Tonificação: Pense nisto como o treinador pessoal da sua pele, que aperta as coisas.

Hidratação: Porque ninguém quer um rosto que pareça o deserto do Saara.

Chocolate, fritos, lacticínios – gostamos de os culpar pelos ataques da nossa pele. No entanto, há poucas provas concretas que façam deles os principais suspeitos. Ainda assim, se achar que um batido de leite invoca os deuses das borbulhas, talvez mude para leite de amêndoa. Mas não se precipite; não vou acabar com a Ben & Jerry tão cedo.